domingo, 8 de agosto de 2010

Sonhar mesmo que acordado



Existem várias explicações científicas para os sonhos.
Mas pensando pelo lado romântico da coisa, porque os sonhos são como são?

Um sonho recorrente em que você está dirigindo, mas os cenários mudam sempre, inclusive durante o próprio sonho.

Oníricos, libidinosos, divertidos, tensos, de muito medo, pesadelos ou não, os sonhos são, de acordo com aqueles que o estudam, mais do que necessários aos homens, são mesmo essenciais. Todos sonhamos, afirmam estes entendidos, mesmo quando não nos lembramos dos sonhos e de que sonhamos. E não seríamos capazes de viver sem eles, o que nos deixariam loucos.

A ciência explica muita coisa, mas não tira, nem de longe, o mistério do sonhar. Afinal, podemos sempre perguntar o porquê de termos sonhado com algo tão irreal, tão distante da nossa realidade. Será que é mesmo o cérebro divagando e descarregando as tensões do dia a dia? Ou será uma maneira de nos fazer dormir de novo, impedindo que acordemos antes da hora?

Quantas vezes não sonhamos de olhos abertos. São os sonhos que nos impulsionam. Por eles, trabalhamos duro. Por eles, fazemos o impossível para conquistar alguém e é através deles que se constroem os grandes projetos, realizam-se o que, muitas vezes, é considerado irrealizável. Se sonhamos dormindo, acho que o fazemos mais acordado.

Ousaria dizer que é o sonho que impulsiona o futuro. Se não sonhássemos em ter mais, em melhorar, em concretizar desejos, ficaríamos estagnados. Não fossem os sonhos, talvez o mundo fosse hoje totalmente diferente do que é. Se dormindo ele tem valor terapêutico, acordado ele nos impulsiona, nos dá energia para conquistar o que queremos.

O que podemos dizer, olhando a questão do lado puramente leigo, é que os sonhos, dormindo ou acordado, fazem parte da história da humanidade. Eu sonho, você sonha e nós sonhamos. Às vezes, o sonho é individual, às vezes coletivo. Se estamos acordados ou dormindo, não importa. Sonhar, então, é essencial.

http://linoresende.jor.br/o-que-significam-os-sonhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário