Sabe que um dia desses me deu uma curiosidade de saber como surgiu o tão amado pijama, ai fucei aqui, procurei ali e achei uma história bem interessante. Mas não é que a séculos atrás as pessoas já ficavam esperando aquela hora boa de colocar seu pijamainha e relaxar!
Bem, não se sabe quando exatamente as pessoas começaram a adotar pijama para dormir, porém sabe-se que no final do século XVI quando a moda das pessoas ricas impunham o uso de muitas roupas durante o dia, o verdadeiro prazer era chegar ao final do dia e poder colocar algo realmente confortável. Nesta época nasceram as camisolas, que eram usadas tanto por homens quanto por mulheres e iam do pescoço até os pés, abertas na frente e com mangas compridas, eram feitas de lã para ser quentinha, porque fazia muito frio e as casas não tinham lareira ou calefação.
Dois séculos depois surgeu o Negliée, só para as mulheres. Com tecidos mais sofisticados, como a seda, claro que nada tinham de atraentes, mas eram muito confortáveis, o negliée era roupa para ser usada a noite e para relaxar em casa, ou seja, uma roupa para não fazer nada que no latim “neglegere” significa – “descuidar”. Na mesma época os homens começaram a dividir as peças de suas camisolas em 2 partes encurtando a camisola que virou um camisão e usando um tipo de calça bem largona vinda da Pérsia.
Daí originou-se a palavra pijama que vem do persa e significa “roupa para as pernas”.
Gostaram da aula de história?
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pijama
Nenhum comentário:
Postar um comentário